Gravador para Chips ATMEL

Construa você mesmo um gravador para Chips ATMEL

Daniel O. Basconcello Filho

Testes e uso

Para testar se tudo ocorreu bem, primeiramente vamos baixar o software necessário para usar nosso gravador.

Vamos utilizar o famoso Pony Prog, belo software desenvolvido por Claudio Lanconelli. A página dele é essa aqui http://www.lancos.com/prog.html

Para baixar o Pony Prog, baixe do site do Claudio ou através dos links abaixo. Eu compilei dois zips, um para Windows de 32 bits e um para Windows de 64 bits. Eu testei o pony prog somente no Windows, depois testarei no Linux, mas acredito que vocês não terão problemas em usar a versão Linux, disponível no site do Claudio. Seguem os links para download das versões windows:

Pony Prog 2000 32 bits

Pony Prog 2000 64 bits

Baixe e descompacte os arquivos em uma pasta. Execute o programa setup.exe ou no caso da versão 64 bits só descompacte em uma pasta. O programa é o PONYPROG2000.EXE


Pony Prog

A primeira coisa que temos que fazer é saber se nossa interface está funcionando e conectada. Aponte para o menu Setup > Interface Setup. A tela abaixo será apresentada:


Configurando o Pony Prog

Nesta tela, precisamos configurar o tipo de interface (JDM API) e a porta de comunicação. Após configurar, ligamos nosso circuito na alimentação, conectamos na porta serial em questão (no nosso caso a COM3) e pressionamos o botão PROBE.

Se tudo ocorreu bem, e nosso circuito estiver funcionando, a mensagem de OK deverá ser apresentada:


Pony Prog

Neste momento podemos inserir o chip no soquete da placa e iniciar a gravação do chip. Colocamos estratégicamente um LED na placa (o direito, verde na nossa montagem) para testar se tudo está ok. Escrevemos também um firmware de teste que vai fazer esse LED piscar para garantir que nosso gravador está funcionando. Os firmwares de teste que compilamos podem ser baixados abaixo. No zip existem dois arquivos hexa, um para o chip ATMega8 e outro para o ATMega168, que são os mais comuns utilizados para fazer Arduino.

Firmwares de teste

Baixe o zip acima, e descompacte em algum lugar no seu HD

Na próxima página vamos subir esses firmwares no chip através do pony prog e da nossa placa.

Comente este artigo você também!

Licensa Creative Commons Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilha 3.0 Não Adaptada.