Usando o Eclipse C++ para programar AVRs

Configure o Eclipse para compilar e gravar os chips da Atmel

Daniel O. Basconcello Filho

Quem programa em Java provavelmente conhece o Eclipse, uma ferramenta de desenvolvimento de software (IDE) criada pela IBM. Sua principal característica é ser flexivel e estendível através de plug-ins. Tão flexivel é adaptada por muita gente, com finalidades bem variadas.

Outra grande vantagem do Eclipse são as suas ferramentas como o fantástico editor, a integração com software de controle de versão entre MUITOS outros recursos.

Além de versões do Eclipse modificadas para PHP e C++ por exemplo, existe um plug-in para trabalhar com os controladores da ATMEL, integrando todo processo de desenvolvimento em uma ferramenta só, estavel e robusta como o Eclipse.

Neste artigo vamos aprender a baixar, instalar e configurar o Eclipse for C++ para uso com os chips da Atmel.

Primeiramente devemos baixar o nosso "tool kit", ou seja, todas ferramentas que necessitamos para trabalhar. Abaixo segue a lista do que você precisa fazer download.

  • WinAVR - grupo de ferramentas para compilar atmel no windows
  • Eclipse para C++ - IDE de desenvolvimento de software

Depois de baixar os arquivos, vamos instalá-los na ordem: Primeiro o WinAVR. O procedimento é: Avançar, avançar, avançar e finalizar.

Agora vamos instalar o eclipse. Instalar? Isso é coisa de Windows, nos sistemas unix é só copiar os arquivos do programa e pronto. No nosso caso é só descompactar o arquivo no disco.

Como eu uso Eclipse para tudo, criei um icone para o programa que compartilho com os senhores:

Download do arquivo .ico

Depois de descompactar, vamos executar o eclipse pela primeira vez: Abra a pasta descompactada do eclipse e clique no programa "eclipse.exe". Uma janela aparecerá questionando sobre qual workspace usar. Clique em "OK".

Esta é a tela inicial do Eclipse:

Clicamos em "Workbench" e temos a janela principal da IDE:

Continua na próxima página

Comente este artigo você também!

Licensa Creative Commons Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilha 3.0 Não Adaptada.