Laminadora de Placas de Circuito Impresso

Fabrique placas para circuitos em casa com qualidade profissional!

Daniel O. Basconcello Filho

Placa de circuito impresso é uma base física para um circuito eletrônico. Através de um desenho de cobre em um dos lados da placa, os componentes do outro lado são conectados eletricamente além de ficarem presos em uma base rigida.

 
(esquerda) lado cobreado - (direita) Placa montada

Este artigo trata-se da construção de uma máquina que nos auxilia no processo de confecção de uma placa de circuito impresso, com técnica CAD, transferência térmica de imagens e remoção quimica do cobre..

Antes de continuar, preciso citar as páginas dos "mestres" que inspiraram a construção na minha versão da Máquina

Laminador do Luciano: http://py2bbs.msxpro.com/laminador.php
Laminador do Xandinho: http://www.tabajara-labs.com.br/eletronica/tts/index.htm

Vamos lá. O processo todo funciona assim:

1 - O desenho do circuito é elaborado através de um programa de computador. Este programa usa inteligência artificial para "desenhar" as conexões entre os componentes, o que livra o engenheiro de um trabalho enorme. Esse desenho será transferido para a placa de cobre. Abaixo o desenho impresso e uma placa de fenolite virgem (lado cobreado)

.

2 - O desenho então é impresso em uma impressora LASER pois este tipo de impressão deposita um pó preto no papel, que depois é "fundido" formando a imagem. Esse mesmo pó pode ser transferido para outro material se o esquentarmos a 170 graus Celcius. Abaixo vemos o papel com o desenho virado para a face cobreada. Agora precisamos esquentar a placa para que o desenho saia do papel e passe para o cobre.

3 - Nossa máquina trabalha neste passo, transferindo o desenho do papel para a placa de cobre. A Máquina fornece pressão e calor através de dois rolos por onde a placa e o desenho passam. Desta forma, a tinta depositada no papel pela impressora LASER, é transferido para a placa de cobre.

Clique na seta abaixo para avançar à próxima página

Comente este artigo você também!

Licensa Creative Commons Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilha 3.0 Não Adaptada.