Projeto Cadeira-X

Nossa contribuição para a sociedade. Um projeto para cadeirantes.

Daniel O. Basconcello Filho

O site robotizando.com.br tem o prazer de anunciar o projeto Cadeira-X.

Cadeira-X é um conjunto de toda eletrônica necessária para construir uma cadeira de rodas motorizada à partir de uma cadeira de rodas comum.

O projeto foi inspirado em uma solicitação de um leitor do nosso site, que perguntou-nos sobre como fazer uma ponte-h, que é o controlador dos motores usados em cadeira de rodas comerciais.

Essa peça é difícil de fazer e cara de comprar, e a maioria dos projeto disponíveis na internet, ou são inviáveis para a potência dos motores de cadeira de rodas, ou usam componentes que não são encontrados no mercado nacional de eletrônica.

Percebemos que essa seria uma oportunidade de contribuição á sociedade, desenvolver o projeto do controlador dos motores para que todos que possuem uma cadeira de rodas possam motorizar a sua cadeira à um custo muito menor em comparação ao modelo comercial.

Porém, após o projeto do controlador dos motores, concluímos que o projeto poderia ser extendido à toda solução, ou seja, acrecentamos ao escopo original mais alguns componentes como uma alavanca de controle e uma CPU.

E assim nasceu o projeto Cadeira-X

Acompanhe o video log do projeto aqui: Cadeira-X - Video log

Premissas

A linha mestre do projeto são as suas premissas que nortearão todos os desenvolvimentos. São elas:

  • Desenvolver e implementar toda eletrônica necessária para a motorização de uma cadeira de rodas comum, ou para substituir a eletrônica defeituosa de uma cadeira de rodas motorizada.
  • Todos os componentes e peças utilizadas devem ser encontradas em lojas no território nacional do Brasil, lojas on-line ou físicas.
  • As placas eletrônicas devem ser possíveis de manufaturar em laboratório caseiro, utilizando as técnicas adequadas.
  • A eletrônica deverá ser projetada de forma permitir o uso do maior número de tipo de baterias e motores disponíveis para esta aplicação no mercado.
  • O projeto deverá ser disponibilizado de forma totalmente gratuíta à todos, via internet, sob licensa Creative Commons Attribution Share-Alike

Partindo desses princípios, sub-dividimos o projeto nas seguintes etapas, que serão públicadas neste site.

  • X-Duino - A CPU - O Cérebro da nossa cadeira motorizada
  • PONTE-X - Controlando os Motores - Os motores de uma cadeira de rodas devem ser controlados com a maior suavidade e eficiência possíveis. Construa os controladores de potência, em um artigo que desvenda todos os mistérios de uma ponte-h extremamente eficiente.
  • A Alavanca de Comando (em breve) - Construa uma interface homem-máquina para controlar a cadeira de rodas.
  • O Software (em breve) - O sistema de controle central é baseado em uma CPU e um software que adiciona inteligência avançada à sua cadeira de rodas motorizada.
  • Montagem (em breve) - Após a construção dos controladores (ponte-h), da CPU e da alavanca de controle, apresentamos a montagem da eletrônica completa em uma cadeira de rodas comum (sem motores), com sugestão de uma implementação mecânica.
  • Dispositivos Especiais (em breve) - Adicionaremos algumas soluções de interface para diversos tipos de deficiência, como um controlador de movimentos das rodas baseado em inclinômetros, para uso na cabeça por pessoas sem movimentos nos membros (tetraplégicas).

Os links acima serão ativados quando os artigos forem publicados. Inscreva-se na nossa lista de avisos para receber um email quando as publicações acontecerem - Cadastre-se Aqui