MaQue MaQue - Interatividade e diversão com Arduino

Transforme sua Arduíno em uma interface homem-máquina diferente de tudo que você já viu!

Este shield transforma qualquer objeto condutor de eletricidade em uma peça de interação com computadores.

A idéia foi adaptada de um projeto livre chamado MaKey MaKey, desenhado por dois gênios do Instituto de Tecnologia de Massachuset (MIT). Confira aqui quem são os loucos!

O shield que desenvolvemos implementa 16 divisores de tensão, onde um dos resistores tem um alto valor (1.000.000 ohms) e o outro resistor é composto pelo objeto a ser tocado + uma pessoa.

Veja no esquema que montamos:

O programa na placa Arduino realiza a leitura do pino digital, e caso uma resistência menor que 1 Mega Ohm esteja conectada nos pontos indicados, a leitura é nivel baixo. Então o programa realiza as leituras, aplica um filtro contra ruídos e disponibiliza a informação através de variáveis que podem ser enviadas pela porta serial para o computador.

Caso você possua uma placa Arduíno Leonardo, você pode subir o programa original da placa MaKey MaKey, onde você pode configurar cada pino com uma ação de um dispositivo USB, como teclado e mouse.

Para o caso de uso de uma Arduíno Uno, ou outra que não seja a Leonardo, portamos o código original e apontamos nos comentários como utilizar os dados através da porta serial

Em breve publicaremos aqui um script em Phyton que recebe a informação da porta serial e envia como comando de teclado, tornando a solução com Arduíno UNO muito semelhante a Leonardo.

Esse shield é resultado direto da residência de 3 meses de pesquisa no hackspace do SESC Sorocaba. Agradecemos o Fabrício Masutti e o Maurício Perez pelas dicas e orientação do trabalho.

Confira abaixo os materiais que disponibilizamos para que todos possam construir o seu shield MaQue MaQue!!

Abaixo um caso de uso  ;-)  durante uma palestra no Fórum Internacional do Software Livre.

E como imagens valem mais que 1000 palavras, segue abaixo um diagrama de uso que facilita a explicação.

Comente este artigo você também!

Licensa Creative Commons Esta obra foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-Compartilha 3.0 Não Adaptada.