Uma idéia de liberdade para transformar a sociedade.

Nesta página você conhece mais a nosso respeito.

Daniel O. Basconcello Filho

No ano de 2007 tive uma idéia: criar um repositório das minhas informações em um formato que eu pudesse acessar de qualquer lugar, ou seja, formato HTML para web.

Para não comprometer informações mais importantes, criei o primeiro repositório com as informações do que na época era meu principal hobby: Eletrônica e robótica.

Cultura Livre

A cultura livre é baseada na liberdade da informação, onde todos compartilham informações sobre suas pesquisas, desobertas e invenções e todos podem ter acesso à esta informação de forma gratuíta.

Em 2008 participei da primeira Campus Party Brasil, e conheci Danilo César, mestre e professor de robótica livre, coordenador das oficinas de robótica do evento. Foi muito divertido. Pessoas desconhecidas se reunindo para compartilhar informações. Exatamente o ideal da cultura livre. Percebi que eu também poderia contribuir com a cultura livre através da robótica livre.

Nasce o site robotizando.com.br

Decidi então publicar o meu repositório de informações sobre robótica na internet. Faltava um nome legal, algo que relacionasse robótica com as pessoas. Neologismo ou não, robotizando me pareceu um nome bacana. Registrei o domínio na Fapesp e publiquei o site.

Assim nasceu o site robotizando.com.br. A primeira versão você confere na imagem do inicio.

Eventos

Em 2010 decidi transformar o meu principal hobby, a robótica, em profissão. Nasceu a Opcode Tecnologia empresa que abri para centralizar os meus trabalhos de desenvolvimento de sistema, projetos de engenharia física e serviços de robótica.

Como consequência dos trabalhos que realizei, passei a ser convidado a ministrar palestras e oficinas de robótica livre em grandes eventos.

Nas oficinas, o participante é sempre desafiado a construir um robô que tenha uma determinada função, sempre usando o máximo possível de ferramentas livres, sendo software ou hardware. Reciclamos equipamentos para aproveitar peças. É muito divertido!

Esse pessoal da imagem são meus amigos do Paraguai, nos conhecemos no evento Latinoware em 2011. Notem o robô deles no canto inferior direito da imagem.

E o que virá pela frente?

Em 2012, depois de conhecer muita gente, cheguei a conclusão de que a cultura livre pode transformar a sociedade. Só temos que fazer a nossa parte. Eu decidi fazer a minha parte.

Então Robotizando será mais do que um site de conteúdo. Robotizando será uma solução educacional. Será um instrumento de modificação da sociedade através do compartilhamento de informações e também será muito entretenimento e diversão.

Vamos nessa conosco ?!